quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Um cronograma para a reforma

Pedi ao escritório de arquitetura, que está fazendo nosso projeto de reforma, uma previsão de prazos e o que passaram foi o seguinte:

13/11 - 3ª feira - Entrega Anteprojeto
21/11 - 4ª feira - Recebimento de Anteprojeto comentado pela FMUSP
10/12 - 2ª feira - Entrega Projeto Executivo

Com o projeto entregue, passamos às providências para contratação das empresas responsáveis, o que deve acontecer no início de 2008.

A Educação Física no Serviço Público de Saúde



Este é o título do livro recentemente lançado pela Editora Hucitec e de autoria da Fabiana Fernandes de Freitas, que desenvolveu o trabalho de campo em que se baseia seu estudo, no CSEB.




Ganhamos um exemplar com a seguinte dedicatória:





"À toda equipe do CSE Samuel Pessoa meu sincero agradecimento por viabilizarem e participarem efetivamente da concretização desse trabalho. Com carinho, Fabiana"

Parabéns à Fabiana, que deixou saudades por aqui...



quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Núcleo de Telessaúde da PUC-PR realiza conferência com CSEB

No último dia 11, realizamos uma conversa experimental por vídeo-conferência com um grupo da PUC-PR (Curitiba), que marca o início de uma parceria com o Programa de Doutorado em Ciências da Saúde daquela universidade.
Copio abaixo a notícia do evento divulgada pela própria PUC-PR, destacando o desejo de darem continuidade a estes encontros virtuais conosco. Têm interesse de discutir diferentes temas de atenção primária à saúde (atenção aos crônicos, aos idosos, à criança, promoção da saúde etc.). Ou seja, vai sobrar pra todo mundo...

Núcleo de Telessaúde realiza conferência com Centro de Saúde Escola do Butantã
Na manhã de quinta-feira, dia 11 de outubro e sob comando do prof. Dr. Guilherme Vilar, o Núcleo de Telesaúde da PUCPR promoveu uma vídeo conferência com o médico sanitarista Prof. Dr. Ricardo Teixeira, do Centro de Saúde Escola Samuel Pessoa - FMUSP - Butantã.
O Núcleo de Telesaúde - NUTES - da PUCPR, cuja inauguração oficial acontecerá em 19 de outubro, às 10:50, no auditório Carlos Ferreira da Costa, já estabelecu parceiras com vários importantes centros de estudo. A conferência teve como objetivo um contato inicial com o médico para uma série de novos estudos. O tema abordado foi a Atenção Primária e o contexto da Saúde Coletiva no Brasil.
O Dr. Ricardo Teixeira, médico sanitarista da USP, abordou questões de saúde, comunicação, programação em saúde e acolhimento, tendo sido planejado uma série de novos encontros.
A parceria com o Centro de Saúde Escola do Butantã marca um momento importante para o Programa de Doutorado em Ciências da Saúde, que acaba de conquistar conceito 5 na avaliação da Capes.

Excelência!

Mais um prêmio é concedido à equipe do CSEB.

Desta vez foi para a Vanessa, cujo trabalho "Variação da fluência da fala em falantes do português brasileiro: quatro estudos", baseado em sua Tese de Doutorado, ganhou o "Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2007", concedido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, durante o 15o. Congresso Brasileiro e 7o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia.

Essa menina vai longe...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Nunca perdi a esperança

A notícia chegou hoje, num singelo email da FFM:

"Bom Dia Dr Rubens,
Informamos que foi creditada pelo MS a primeira parcela do convenio 4908/2005 – Reforma de Unidade de Saúde e Aquisição de Equipamento e Material Permanente, no valor de R$ 268.000,00 (total do convenio R$ 1.100.000,00)."

Sim, trata-se do recurso autorizado em dezembro de 2005. Está certo que ainda há uma pequena pendência:

"Por hora ainda não podemos utilizar este recurso, pois como houve um atraso considerável para pagamento deste valor o convenio acabou tendo seu prazo expirado. Desta forma a FFM entrará em contato com o MS, através de oficio, a fim de prorrogar o convenio para que possamos começar este Projeto"

Mas isso logo se acerta e agora ninguém segura mais nossa reforma!


segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A Dengue continua preocupando

Em apresentação feita em reunião da Supervisão Butantã, a equipe da SUVIS alertou para a previsão de continuidade no aumento de casos autóctones de dengue na cidade e, particularmente, em nossa região.

A evolução recente mostra que o Butantã, com menos de 5% da população de São Paulo, chegou a ser responsável por mais de 20% dos casos em 2006 e mais de 10% no acumulado de 2007.

Do total de notificações da região, o HU responde por 40% e as UBSs por 25%. Na área do CSEB, notificamos 30% do total.

Na reunião foi destacado o bom trabalho desenvolvido na UBS Jardim São Jorge, local de um importante foco e foi também elogiado nosso trabalho, com uma menção especial ao cuidado que a Vera vem tendo.

Novo auxiliar de enfermagem na área

Já foi autorizada a contratação de um novo auxiliar de enfermagem, através da parceria FFM-SMS para o PSF, em substituição à Teresinha.

O Alexandre deve iniciar seu treinamento introdutório no dia 16 de outubro.

E o Borboleta alça vôo

Saiu o resultado do edital FAPESP-Microsoft e o projeto "Borboleta" - parceria entre o CSEB e a Computação do IME-USP está entre os poucos contemplados.

O objetivo da chamada é "formar uma rede de pesquisadores capazes de criar novos conhecimentos que contribuam para expandir as capacidades da tecnologia de computação para atender mais e melhor os desafios sociais e econômicos de comunidades desfavorecidas, rurais e urbanas. As propostas apoiadas serão projetos ousados e inovadores, que aliem o avanço do conhecimento fundamental com a perspectiva de aplicações que possam ter impacto econômico e social."

O "Borboleta" tem como núcleo o desenvolvimento de uma ferramenta de computação móvel, para apoio à Atenção Primária Domiciliar, mas os recursos permitirão uma revisão mais ampla de todo o sistema de informação de nosso serviço.

Um prêmio para o CSEB


No V Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo, promovido pela Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, no último dia 3 de outubro, o CSEB esteve entre as unidades que receberam um diploma de menção honrosa, por ter atingido taxa de cura maior que 85%.
Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista, especialmente a equipe do CIVIS.