Recentemente conheci alguns índios Pankararu que moram na favela do Real Parque. Originários da aldeia dos Brejo dos Padres,em Pernambuco, começaram a migrar para São Paulo partir dos anos 50 fugindo da seca , da fome e dos conflitos com posseiros de terra.
Hoje vivem em São Paulo cerca de 1200 Pankararu, distribuídos em diferentes favelas, principalmente no Real Parque.
Lutam pelo direito de existirem como índio em qualquer lugar do país . Lutam pelo direito de um espaço onde possam realizar seus rituais; cantar, dançar, e celebrar sua ancestralidade. A final de contas esse Brasil tem muito mais de 500 anos. Parabéns aos Pankararu, aos Terena, aos Guarani, aos Krenak, aos Munduruku, aos Aranã, aos Nhambiquara, aos kaiapó, a todos os povos indígenas, espalhados pelo Brasil afora, guardiões de um imenso patrimônio cultural importantíssimo brasileiro ,do qual muitos de nós não fazemos a mais vaga ideia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns aos Pankararu e a todas as etnias.
Em fevereiro deste ano conheci uma comunidade em Boracéa, litoral norte. Fiquei impressionada com "um jeito de viver" que, apesar da precariedade material, havia ternura, honestidade e luta, sobretudo pelos valores daquele povo. Falei com o Pajé, o guia espiritual, e também assisti a um batizado...FOI 10.
Postar um comentário