quarta-feira, 11 de julho de 2007

Comitê de Atenção Primária

O antigo comitê de atenção primária, que vinha funcionando informalmente junto à diretoria da FMUSP, foi restruturado e formalizado, agora como Comissão de Educação Permanente em Atenção Primária à Saúde da FMUSP (CEPAPS). Ele é composto por professores representantes dos departamentos com atuação na área - Sandra Grisi (Pediatria), José Ricardo Ayres (Preventiva), Paulo Lotufo (Clínica), Marcelo Zugaib (Obstetrícia) e Shikanai (MI) - pelos coordenadores da disciplina de graduação em atenção primária - Paulo Elias (1o. ano), Sandra Grisi (3o. ano) e Isabela Bensenor (5o. ano) - coordenação da residência de medicina de família e comunidade - Ana Flavia - representantes do CSEB (Rubens Kon), HU (Paulo Lotufo), médicos do PSF (Marco Antonio), residentes de medicina de família (Junior), dos estudantes (Natalia), da SMS (Giovani di Sarno) e da FFM (Angela).

A comissão tem a atribuição de articular e propor diretrizes para a assistência, ensino e pesquisa em atenção primária no âmbito da FMUSP.

Notícias da última reunião, em 10/07/07:

* A SMS voltou atrás da decisão de demitir os profissionais contratados para a UBS Jardim D'Abril, em função da impossibilidade de completar as equipes de PSF com agentes comunitários (há problemas para operacionalização da determinação legal de contratá-los sem intermediação de parceiros e a SMS está questionando a constitucionalidade desta medida). Não há tempo para uma integração plena da UBS ao curso do 3o. ano ainda este ano, mas os profissionais serão convidados a acompanhar algumas atividades.

* O convênio entre a USP (Medicina, Enfermagem e Odonto) e a SMS para o PROSAUDE - programa de reorientação curricular, com apoio do Ministério da Saúde, já foi aprovado nas unidades e aguarda aprovação pela reitoria. A Universidade receberá recursos para ampliar e consolidar o ensino em cooperação com as unidades do SUS municipal.

* O outro convênio, através do qual a FMUSP/FFM gerenciaria todas as unidades de saúde das regiões Lapa, Pinheiros e Butantã, deve começar a ser detalhado nas próximas semanas por grupo de trabalho conjunto FMUSP-SMS.

* Foi perguntado sobre a situação atual do CSE e apontada a necessidade de que a CEPAPS discuta sua inserção nas propostas de ensino em atenção primária da FMUSP, o que deve acontecer na reunião de setembro. Em relação às relações com a SMS, o consenso na Comissão foi de recomendar à Direção da FMUSP que negocie um convênio específico para o CSEB, já que o convênio global possivelmente não possa contemplar nossas necessidades particulares.

Nenhum comentário: