quarta-feira, 18 de julho de 2007

Para onde vai a SMS?

Ontem, cancelei a reunião do GTA por ter recebido convocação urgente para reunião importante com Dr. Moreno - coordenador da região Centro-Oeste da SMS.

Ao chegar às 11:00, para a reunião das 10:00 h, Dr. Moreno informou que no dia anterior a Secretária havia discutido com os coordenadores regionais as constantes matérias da imprensa sobre problemas de atendimento nas unidades de saúde do município e ressaltado que não queria ser pega de surpresa por situações decorrentes do descumprimento de orientações e normas da SMS.

Uma das principais "orientações" que não vem sendo adequadamente cumprida é a de não haver filas nas unidades (?!). Outros incidentes relatados foram a recomendação, a uma repórter disfarçada, de que comprasse um celular, para ter um comprovante de endereço e a indicação da clínica privada CETRUS, para realização de ultrassom.

As determinações da secretária, transmitidas pelo Dr. Moreno foram:
* que os chefes das unidades elaborem relatório gerencial semanal, que será enviado à secretaria, após análise da supervisão e da comissão regional, para que se tenha registro das ocorrências e problemas existentes
* que a partir da próxima segunda-feira todas as unidades coloquem as agendas de seus profissionais no sistema informatizado online, para que a secretaria acompanhe a oferta de vagas e marcação de consultas
* que todos os agendamentos de consulta, inclusive das especialidades, seja feito na presença do usuário...

As diversas manifestações de estranheza e preocupação dos chefes, em relação a estas medidas, especialmente quanto ao grande potencial desorganizador desta última, foram respondidas com o já consagrado "são ordens da secretária, portanto cumpra-se".

Em relação à cobrança das unidades por reposição de pessoal foi informada a decisão de contratação de emergência de auxiliares administrativos, para operação dos sistemas informatizados (2 por unidade) e de médicos, enfermeiros e auxiliares (para os quais foi liberado um número de vagas correspondente a 30% do solicitado).

O clima geral é de um grande desalento...

Nenhum comentário: