sexta-feira, 30 de novembro de 2007
O Diretor e a Mesa
Foi confirmado que nossas 6 vagas pendentes para reposição (2 médicos, 1 enfermeira, 2 técnicos de enfermagem e 1 auxiliar administrativo) foram incluídas no conjunto de 10 autorizações negociadas entre a FMUSP e o DRH/USP e devem ser liberadas para contratação no próximo ano.
Peço que os presentes na audiência (eu não estava) complementem ou retifiquem a informação no Blog.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Iª SEMANA SAÚDE E DIVERSIDADE - A Saúde da População Negra
Confira abaixo o alto nível da programação:
26/11/2007
17:00 Abertura
Apresentação da Sinfônica Afrobrasileira acompanhada do Maestro Estevão Maia-Maia
27/11/2007
17:00 Desfile de moda étnica
28/11/2007
Seminário Saúde e Diversidade - Saúde da População Negra
Local: Teatro da Faculdade de Medicina
Mesa de Abertura - Horário: 08:30hs
Prof. Dr. Marcos Boulos - Diretor da Faculdade de Medicina
Prof. Dr. José Ricardo de Mesquita Ayres – Titular do Departamento de Medicina Preventiva
Dr.Cássio R. D. Lemos - Prefeitura Municipal de São Paulo
Coordenador – Dr. Rubens Kon – Medico Sanitarista , Diretor do Centro de Saúde Escola do Butantã
Horário: 10:00
Palestra: Os objetivos do milênio sem racismo
Prof. Berenice A Kikuchi – Diretora Técnica da A.A.F.E.S.P.
Coordenação: Maria José Pereira dos Santos – Assistente Social do CSEB, Membro do Conselho Nacional de Saúde
Horário: 13:00
Mesa Redonda – População Negra : Iniqüidades, Políticas e Práticas de Ações Afirmativas. Discussões que ocupam espaços no Cenário Brasileiro.
Prof. Dr. Henrique Cunha Jr.— Títular da Faculdade de Engenhara Elétrica da UFCe, Membro do NEIMB/USP e ex-presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros)
Profa. Dra. Jurema Werneck – Médica Sanitarista Pós Graduada em Comunicação (Coordenadora da ONG CRIOLA, Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Damiana Miranda – Médica,PhD em Antropologia(World Learning - SIT)
Prof. Dr. Muniz Sodré - Diretor da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Professor de Comunicação da UFRJ ( A CONFIRMAR )
Prof. Dr. Renato Ferreira – Advogado, Coordenador do Programa Políticas de Cor na Educação Brasileira (LPP- UERJ)
Coordenação: Profa. Dra. Dulce Maria Senna – Médica Sanitarista do CSE/FMUSP
Horário: 18:00
Encerramento com a apresentação do “Grupo Coral Infantil Já”
29/11/2007 - Horário:12:00 - Feira de livros
30/11/2007 - Horário: 19:00 - Encerramento
Apresentação do Grupo de Dança Cupuaçu - Mestre Sebastião Carvalho
Movimento Cultural Vai-Vai Brasil
Exposição de fotos - Wagner Celestino
De 26/11/2007 a 30/11/2007
Homenagens Póstumas
Prof. Dr. Guilherme Rodrigues da Silva / Medicina Preventiva FMUSP
Sr. Henrique Antunes Cunha / Fundador da Frente Negra Brasileira e do Jornal Clarim da Alvorada
Prof. Dr. Milton Santos /Geografia FFLCH USP / Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud
Ao Babalorixá David da Silveira Barbosa/ Técnico Administrativo do CSESBP
domingo, 11 de novembro de 2007
E mais outro prêmio
No X Congresso Paulista de Saúde Pública, realizado em São Pedro, entre 28 e 31 de outubro, o trabalho "Um cidadão não nasce grandão", elaborado por nossa educadora Beatriz Pereira e por nossos agentes comunitários de saúde, ganhou o terceiro lugar na categoria Relatos de Experiências.
O trabalho descreve atividades realizadas com crianças no Jardim São Remo, dentro da programação de atividades comunitárias que desenvolvemos no âmbito do Projeto São Remo.
Parabéns, Brandão!
Parabéns ao Brandão e ao CSEB, que tem mais esse talento.
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Ambulatório virtual em Dermatologia
Com isso, não apenas teríamos uma solução para uma fila que voltou a crescer, como seríamos capacitados para aumentar a resolutividade de nosso atendimento.
Parece que todas as condições estão dadas. Agora, precisamos nos organizar...
Esclarecimento
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Um cronograma para a reforma
13/11 - 3ª feira - Entrega Anteprojeto
21/11 - 4ª feira - Recebimento de Anteprojeto comentado pela FMUSP
10/12 - 2ª feira - Entrega Projeto Executivo
Com o projeto entregue, passamos às providências para contratação das empresas responsáveis, o que deve acontecer no início de 2008.
A Educação Física no Serviço Público de Saúde
Este é o título do livro recentemente lançado pela Editora Hucitec e de autoria da Fabiana Fernandes de Freitas, que desenvolveu o trabalho de campo em que se baseia seu estudo, no CSEB.
Ganhamos um exemplar com a seguinte dedicatória:
"À toda equipe do CSE Samuel Pessoa meu sincero agradecimento por viabilizarem e participarem efetivamente da concretização desse trabalho. Com carinho, Fabiana"
Parabéns à Fabiana, que deixou saudades por aqui...
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Núcleo de Telessaúde da PUC-PR realiza conferência com CSEB
Copio abaixo a notícia do evento divulgada pela própria PUC-PR, destacando o desejo de darem continuidade a estes encontros virtuais conosco. Têm interesse de discutir diferentes temas de atenção primária à saúde (atenção aos crônicos, aos idosos, à criança, promoção da saúde etc.). Ou seja, vai sobrar pra todo mundo...
Núcleo de Telessaúde realiza conferência com Centro de Saúde Escola do Butantã
Na manhã de quinta-feira, dia 11 de outubro e sob comando do prof. Dr. Guilherme Vilar, o Núcleo de Telesaúde da PUCPR promoveu uma vídeo conferência com o médico sanitarista Prof. Dr. Ricardo Teixeira, do Centro de Saúde Escola Samuel Pessoa - FMUSP - Butantã.
O Núcleo de Telesaúde - NUTES - da PUCPR, cuja inauguração oficial acontecerá em 19 de outubro, às 10:50, no auditório Carlos Ferreira da Costa, já estabelecu parceiras com vários importantes centros de estudo. A conferência teve como objetivo um contato inicial com o médico para uma série de novos estudos. O tema abordado foi a Atenção Primária e o contexto da Saúde Coletiva no Brasil.
O Dr. Ricardo Teixeira, médico sanitarista da USP, abordou questões de saúde, comunicação, programação em saúde e acolhimento, tendo sido planejado uma série de novos encontros.
A parceria com o Centro de Saúde Escola do Butantã marca um momento importante para o Programa de Doutorado em Ciências da Saúde, que acaba de conquistar conceito 5 na avaliação da Capes.
Excelência!
Desta vez foi para a Vanessa, cujo trabalho "Variação da fluência da fala em falantes do português brasileiro: quatro estudos", baseado em sua Tese de Doutorado, ganhou o "Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2007", concedido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, durante o 15o. Congresso Brasileiro e 7o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia.
Essa menina vai longe...
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Nunca perdi a esperança
"Bom Dia Dr Rubens,
Informamos que foi creditada pelo MS a primeira parcela do convenio 4908/2005 – Reforma de Unidade de Saúde e Aquisição de Equipamento e Material Permanente, no valor de R$ 268.000,00 (total do convenio R$ 1.100.000,00)."
Sim, trata-se do recurso autorizado em dezembro de 2005. Está certo que ainda há uma pequena pendência:
"Por hora ainda não podemos utilizar este recurso, pois como houve um atraso considerável para pagamento deste valor o convenio acabou tendo seu prazo expirado. Desta forma a FFM entrará em contato com o MS, através de oficio, a fim de prorrogar o convenio para que possamos começar este Projeto"
Mas isso logo se acerta e agora ninguém segura mais nossa reforma!
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
A Dengue continua preocupando
Em apresentação feita em reunião da Supervisão Butantã, a equipe da SUVIS alertou para a previsão de continuidade no aumento de casos autóctones de dengue na cidade e, particularmente, em nossa região.
A evolução recente mostra que o Butantã, com menos de 5% da população de São Paulo, chegou a ser responsável por mais de 20% dos casos em 2006 e mais de 10% no acumulado de 2007.
Do total de notificações da região, o HU responde por 40% e as UBSs por 25%. Na área do CSEB, notificamos 30% do total.
Na reunião foi destacado o bom trabalho desenvolvido na UBS Jardim São Jorge, local de um importante foco e foi também elogiado nosso trabalho, com uma menção especial ao cuidado que a Vera vem tendo.
Novo auxiliar de enfermagem na área
Já foi autorizada a contratação de um novo auxiliar de enfermagem, através da parceria FFM-SMS para o PSF, em substituição à Teresinha.
O Alexandre deve iniciar seu treinamento introdutório no dia 16 de outubro.
E o Borboleta alça vôo
Saiu o resultado do edital FAPESP-Microsoft e o projeto "Borboleta" - parceria entre o CSEB e a Computação do IME-USP está entre os poucos contemplados.
O objetivo da chamada é "formar uma rede de pesquisadores capazes de criar novos conhecimentos que contribuam para expandir as capacidades da tecnologia de computação para atender mais e melhor os desafios sociais e econômicos de comunidades desfavorecidas, rurais e urbanas. As propostas apoiadas serão projetos ousados e inovadores, que aliem o avanço do conhecimento fundamental com a perspectiva de aplicações que possam ter impacto econômico e social."
O "Borboleta" tem como núcleo o desenvolvimento de uma ferramenta de computação móvel, para apoio à Atenção Primária Domiciliar, mas os recursos permitirão uma revisão mais ampla de todo o sistema de informação de nosso serviço.
Um prêmio para o CSEB
No V Encontro de Tuberculose da Cidade de São Paulo, promovido pela Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, no último dia 3 de outubro, o CSEB esteve entre as unidades que receberam um diploma de menção honrosa, por ter atingido taxa de cura maior que 85%.
Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista, especialmente a equipe do CIVIS.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Qual é nossa população?
Utilizei as projeções populacionais que apresentam para estimar a população atual de nossa área de abrangência, a partir do censo de 2000.
Veja neste arquivo que o pequeno aumento no segmento Rio Pequeno de nossa área é mais do que contrabalançado pela redução no segmento Butantã, resultando numa população estimada para 2007 inferior à do censo.
A conferir com os resultados da contagem populacional em curso...
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
CSE na Rede Globo!
Participação especial da Dra. Cida, Norma, Ísis e Marjorie! :)
Pra quem não teve oportunidade de ver na TV, dá pra assistir pela internet... através do site da Rede Globo!
>Clique aqui para assistir!
Atenção Básica na SES
Estaremos numa reunião na próxima semana, na qual a Marta pretende verificar quais as possibilidades de parceria com os CSEs do Estado.
Viviane na CARH
Entre estes membros está nossa colega Viviane, a quem desejamos muito sucesso.
A Comissão tem um papel importante na discussão da política de RH da instituição, além de lidar com os encaminhamentos práticos de processos como os de Avaliação de Desempenho e a concessão de apoio financeiro para cursos e eventos.
Mais avanços em nossa pauta
Poderemos prescrever medicamentos como sinvastatina e carvedilol, que são distribuídos no AE Peri Peri.
Sem dúvida, masium fruto da mobilização dos funcionários do CSE e seus parceiros.
A Mesa discute Avaliação de Desempenho
A discussão, subsidiada por documento apresentado pela representação de funcionários, foi bastante ampla e produtiva.
Estabeleceu-se um consenso em relação a instituir um processo interno de avaliação, que contemple a dimensão institucional, a das equipes e a individual, com periodicidade ainda a ser definida.
Os critérios e instrumentos para este processo serão discutidos a partir de proposta a ser elaborada pela Comissão de RH do CSE, destacando-se a necessidade de documentação contínua da avaliação feita na supervisão cotidiana do trabalho e da referência a objetivos e metas previamente estabelecidos para o trabalho, naquelas três dimensões.
Atenção funcionários USP
Também fomos informados sobre a mudança na carteirinha USP, para um modelo mais "inteligente", podendo funcionário enviar nova foto (se não estiver satisfeito com a atual) e escolher um nome abreviado para constar com destaque.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Música na FMUSP
É certo que fica um pouco difícil, pelo local e horário, que participemos, mas de vez em quando...
Está chegando II: a emissão
Aguardamos para breve as instruções...
A propósito, no último dia 28/08 - como previsto - a equipe do ceinfo centro-oeste implantou os programas necessários para que nossas gestantes sejam inseridas no "Mãe Paulistana". Em alguns dias, após algumas adequações de nossos fluxos e rotinas, implantaremos o programa.
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
Mais apoio da FMUSP
A partir de setembro, receberemos uma verba mensal de adiantamento de 3 mil reais, o que certamente permitirá manter o bom padrão de qualidade no trabalho
Boas vindas, Brandão
Formado pela FMUSP, com residência em Pediatria, ele atuou como "Médico sem Fronteiras", especializando-se depois em Medicina de Família.
Ele já iniciou nosso treinamento introdutório, para se familiarizar com todas as nossas área e setores.
Sem dúvida, uma excelente aquisição para o CSEB!
E já tem data marcada
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Está chegando!
"Informamos a V.S. que estamos autorizando a implantação do programa "Rede de Proteção à Mãe Paulistana" no Centro de Saúde Escola Butantã, devendo essa Coordenadoria providenciar a capacitação dos profissionais e monitoramento do programa."
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Agradecimento...
é feito pelo Dr. Casella, em sua Tese de Doutorado "Influência do exercício físico nas lipoproteínas e no endotélio de pacientes com síndrome metabólica", para a qual os pacientes foram contatados em nosso serviço.
O arquivo com a tese está na pasta Diversos, no Zeus
Mortallidade infantil no Butantã
Já é uma tradição que governantes de todas as cores e tipos anunciem a redução na mortalidade infantil como uma de suas "obras", quando bem sabemos que isso costuma acontecer apesar deles.
Separei neste arquivo, os dados referentes aos distritos administrativos de nossa Supervisão Butantã e é interessante observar, por exemplo, que o maior índice é no Butantã e o menor em Raposo Tavares, quando esperaríamos o inverso, considerando outros indicadores sócio-econômicos. Também chama a atenção o índice bastante baixo de mortalidade pós-neonatal em raposo tavares.
É certo que os índices dos anos anteriores indicam que 2006 é um ano atípico para o Butantã e, de resto, há sempre o problema dos pequenos números, que recomenda cautela nas análises.
Mas, mais do que comemorações fúteis, deveríamos nos preocupar com cada uma destas dezenas de crianças que ainda morrem por causas injustificáveis na maior metrópole do país, no século XXI.
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Integralidade no Butantã
Participam do projeto, além de vários pesquisadores do CSEB, outros parceiros como Marina e Rita da Escola de Enfermagem, Maria Inês, Maria e Lilia da Preventiva, Ângela, Ivan, Marcia Couto, Vera Paiva e Yara.
Seminário Internacional da Saúde Mental
A programação é excelente e os convidados de altíssimo nível.
Peço que a Lygia publique o programa aqui para amplo conhecimento.
Mudanças no Circo-Escola
Uma reunião no último dia 6 de agosto, entre alguns representantes da comunidade São Remo e membros da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) esclareceu o que está havendo.
O Instituto Criança Cidadã, instituição responsável pelas atividades do Circo, pediu rescisão do convênio porque pretende assumir uma atividade em outra região e precisa deslocar todo o corpo de funcionários.
O pedido foi feito em 27 de junho e o convênio prevê um período de desocupação de 60 dias.
A SEADS procurou nos seus cadastros por entidades que tivessem o perfil necessário para o trabalho no Circo-Escola e que tivessem sua sede e demais trabalhos perto do Jardim
São Remo. No dia 08/08 às 10:00hs, haverá uma reuniao no circo escola com o ICC e o "Meninos do Morumbi", instituição convidada, para iniciarem a transição. A reunião é aberta para a comunidade, que poderá apresentar propostas para o funcionamento do Circo.
Pego de volta
quinta-feira, 19 de julho de 2007
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Para onde vai a SMS?
Ao chegar às 11:00, para a reunião das 10:00 h, Dr. Moreno informou que no dia anterior a Secretária havia discutido com os coordenadores regionais as constantes matérias da imprensa sobre problemas de atendimento nas unidades de saúde do município e ressaltado que não queria ser pega de surpresa por situações decorrentes do descumprimento de orientações e normas da SMS.
Uma das principais "orientações" que não vem sendo adequadamente cumprida é a de não haver filas nas unidades (?!). Outros incidentes relatados foram a recomendação, a uma repórter disfarçada, de que comprasse um celular, para ter um comprovante de endereço e a indicação da clínica privada CETRUS, para realização de ultrassom.
As determinações da secretária, transmitidas pelo Dr. Moreno foram:
* que os chefes das unidades elaborem relatório gerencial semanal, que será enviado à secretaria, após análise da supervisão e da comissão regional, para que se tenha registro das ocorrências e problemas existentes
* que a partir da próxima segunda-feira todas as unidades coloquem as agendas de seus profissionais no sistema informatizado online, para que a secretaria acompanhe a oferta de vagas e marcação de consultas
* que todos os agendamentos de consulta, inclusive das especialidades, seja feito na presença do usuário...
As diversas manifestações de estranheza e preocupação dos chefes, em relação a estas medidas, especialmente quanto ao grande potencial desorganizador desta última, foram respondidas com o já consagrado "são ordens da secretária, portanto cumpra-se".
Em relação à cobrança das unidades por reposição de pessoal foi informada a decisão de contratação de emergência de auxiliares administrativos, para operação dos sistemas informatizados (2 por unidade) e de médicos, enfermeiros e auxiliares (para os quais foi liberado um número de vagas correspondente a 30% do solicitado).
O clima geral é de um grande desalento...
terça-feira, 17 de julho de 2007
CSEB na imprensa
Quem perdeu a versão impressa, acesse aqui!
CIPA, quem diria?
Os membros eleitos e indicados são:
Funcionários
titulares
Ana Claudia
Cleusa
suplentes
Paulette
Sueli Vitorello
Administração
titulares
Jupiara
Shirlei
suplentes
Gisele
Jaqueline
Temos falado muito sobre as condições de trabalho e o adoecimento dos colegas. Agora é hora de desenvolver um trabalho amplo e sistemático sobre isso, a partir da CIPA.
Pré-conferência no Butantã
O tema central é “SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICAS DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO” e se desdobrará em três eixos temáticos:
I – Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no Século XXI: Estado Sociedade e Padrões de Desenvolvimento;
II – Políticas Públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde;
III – A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde
Na pré-conferência a participação é aberta e é condição para ser delegado às conferências estadual e nacional. O Butantã indicará 28 delegados, sendo 14 de usuários, 7 de trabalhadores da saúde e 7 de gestores.
Sou um dos representantes da "administração" no conselho gestor da Supervisão Butantã e estarei na pré-conferência neste papel. Que tal uma bancada do CSEB, para que possamos ter uma participação mais ativa na definição das políticas de saúde para a região e para o SUS como um todo?
Para maiores informações clique aqui
Até logo
A Fundação define o contrato pelo prazo exato previsto para a licença da pessoa que está sendo substituída e a legislação permite apenas uma prorrogação.
Foi isso que impediu que fosse atendida nossa solicitação de que ela permanecesse, substituindo outra ACS afastada (A Valdene teve o contrato inicial até 18/06 e foi prorrogado até 17/07).
Fica nossa expectativa de que ela, que chegou com um enorme pique, possa se reintegrar ao nosso trabalho em outro momento.
sexta-feira, 13 de julho de 2007
O trabalho da enfermagem
Ainda na última reunião da Supervisão Butantã, a responsável pela área de enfermagem informou que a SMS não tinha se pronunciado oficialmente a respeito e que a interpretação vigente é de que no PSF aqueles procedimentos seguiam vedados, mas que quem quisesse, podia assumir fazê-los por sua conta e risco (?!).
Agora, mais uma portaria do Ministério (abaixo) tenta acertar as coisas. Espero que este risco de retrocesso seja definitivamente afastado!
PORTARIA Nº 1.625, DE 10 DE JULHO DE 2007
Altera atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família - ESF dispostas na Política Nacional de Atenção Básica.
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II da Constituição Federal, e
Considerando o disposto na Política Nacional de Atenção Básica aprovada pela Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006;
Considerando a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício profissional da enfermagem;
Considerando o trabalho em equipe como princípio da Atenção Básica para garantia da integralidade na atenção à saúde da população; e
Considerando o consenso estabelecido quanto às atribuições dos profissionais médicos e enfermeiros das equipes de saúde da família, estabelecido em reunião realizada em 25 de abril de 2007, em que estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Federal de Enfermagem, resolve:
Art. 1º Alterar o Anexo I da Política Nacional de Atenção Básica, aprovada pela Portaria nº 648/GM, de 28 de março de 2006, publicada no Diário Oficial da União nº 61, de 29 de março de 2006, Seção 1, página 71, no que se refere, em seu item 2, às atribuições específicas do enfermeiro das Equipes de Saúde da Família, que passa a vigorar com a seguinte redação:
"Do Enfermeiro:
I - realizar assistência integral às pessoas e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários.
II - realizar consultas de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações, observadas as disposições legais da profissão e conforme os protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, os gestores estaduais, os municipais ou os do Distrito Federal." (NR)
...................................................................................................
"Do Médico:
...................................................................................................
VIII - compete ao médico acompanhar a execução dos Protocolos, devendo modificar a rotina médica, desde que existam indicações clínicas e evidências científicas para tanto;
IX - na eventualidade da revisão dos Protocolos ou da criação de novos Protocolos, os Conselhos Federais de Medicina e Enfermagem e outros Conselhos, quando necessário, deverão participar também da sua elaboração." (NR)
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Mesa Redonda CSEB
Ao contrário dos eternos descontentes, que atribuíram meu posicionamento fixo na cabeça de área a uma suposta falta de fôlego, tratou-se de uma tática deliberada para atrair a marcação adversária e permitir a penetração dos meus companheiros pelos flancos.
Para os que não sabem do que estou falando, ontem tivemos um congraçamento com futebol e churrasco, e foi bem gostoso. Muita gente está falando que devíamos ter um evento desses todos os meses...
Doutora em Fonoaudiologia
Aconteceu ontem (11/07/07) a defesa de tese de doutorado da nossa colega Vanessa Martins na administração da FFLCH.
Estamos orgulhosos!!!!
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Um tema que não pode faltar
No front interno, a elaboração do projeto prossegue e recebemos uma nova versão da planta com as últimas modificações pedidas por nós. Aguardo a manifestação dos setores (principalmente Mental e Adulto) para passarmos a próxima etapa!
Uma curiosidade é que fomos visitados hoje por uma equipe técnica da COESF - coordenadoria do espaço físico da USP - para verificar nossas necessidades de reforma, já que ela foi incluída na pauta de reivindicações da última greve. Toda ajuda é bem vinda.
Já no Ministério, a história não muda: a última adequação solicitada na descrição de equipamentos incluídos no nosso projeto havia sido aprovada pela parecerista, que nos confirmou que estava tudo certo para o prosseguimento do processo. Mas, por algum motivo o expediente caiu nas mãos de outro parecerista, do mesmo setor, que encontrou mais um detalhe a ser corrigido. E assim vamos, sem comentários... (a não ser o de vocês!)
Comitê de Atenção Primária
A comissão tem a atribuição de articular e propor diretrizes para a assistência, ensino e pesquisa em atenção primária no âmbito da FMUSP.
Notícias da última reunião, em 10/07/07:
* A SMS voltou atrás da decisão de demitir os profissionais contratados para a UBS Jardim D'Abril, em função da impossibilidade de completar as equipes de PSF com agentes comunitários (há problemas para operacionalização da determinação legal de contratá-los sem intermediação de parceiros e a SMS está questionando a constitucionalidade desta medida). Não há tempo para uma integração plena da UBS ao curso do 3o. ano ainda este ano, mas os profissionais serão convidados a acompanhar algumas atividades.
* O convênio entre a USP (Medicina, Enfermagem e Odonto) e a SMS para o PROSAUDE - programa de reorientação curricular, com apoio do Ministério da Saúde, já foi aprovado nas unidades e aguarda aprovação pela reitoria. A Universidade receberá recursos para ampliar e consolidar o ensino em cooperação com as unidades do SUS municipal.
* O outro convênio, através do qual a FMUSP/FFM gerenciaria todas as unidades de saúde das regiões Lapa, Pinheiros e Butantã, deve começar a ser detalhado nas próximas semanas por grupo de trabalho conjunto FMUSP-SMS.
* Foi perguntado sobre a situação atual do CSE e apontada a necessidade de que a CEPAPS discuta sua inserção nas propostas de ensino em atenção primária da FMUSP, o que deve acontecer na reunião de setembro. Em relação às relações com a SMS, o consenso na Comissão foi de recomendar à Direção da FMUSP que negocie um convênio específico para o CSEB, já que o convênio global possivelmente não possa contemplar nossas necessidades particulares.
terça-feira, 10 de julho de 2007
E além de imagens, palavras
Então, clique aqui...
Imagens de festa
http://picasaweb.google.com/rubens.kon/CSEB30
Quem quiser mostrar suas fotos, mande para meu email, que eu publico.
Longa vida
Como no outro blog, convido a todos a se cadastrarem como colaboradores, para que possam postar notícias e não só fazer comentários.